No alto de uma montanha, em um lugar tão distante, que poucos ousam ir, morava o mais sábio de todos os homens. Certo dia, um rapaz desesperançado da vida decidiu ir ao seu encontro, cruzou vales, e atravessou serras, para ter sua indagação respondida. Lá chegando, apresentou-se, e perguntou ao sábio:
- Mestre! o que dá sentido a vida? O que fará da minha existência feliz e proveitosa?
O sábio refletiu, e percebeu o quão era vazia a vida daquele jovem, ele tinha o olhar distante e um semblante triste. O velho ficou silencioso por alguns minutos, e isso fez com que o jovem o questionasse:
-Não responderá a minha pergunta? Disse ele, será que nem o mais sábio dos homens é capaz de fazer isso?
O velho olhou dentro dos seus olhos e disse-lhe:
- O amor!
O rapaz revoltou-se:
-Eu vim de tão longe, pus minha vida em risco, para você me responder apenas isso?
O velho olhou-o novamente e disse:
-Eu poderia dizer para você voltar a sua casa vender tudo o que tem e entregasse aos mais pobres, e ainda que fizesse isso, sem amor de nada adiantaria. O que adianta viver uma vida longa cheia de prazeres? Se não amar, tudo cairá por terra.
O rapaz abaixou a cabeça e pôs-se a ouvir, o que o sábio falava ininterruptamente.
- Filho, o amor é o maior de todos os sentimentos, se você o tiver não importa que tenha uma vida curta, mesmo estando ausente você será eterno para alguém, sua presença será notada no vento que bater os cabelos, no sol que romper a aurora, e até na flor que se abre ao meio-dia, agora vá e siga o que eu falei e se alguém lhe perguntar o que já fez na vida, diga simplesmente amei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário